Curiosidades

Gostou? compartilhe!

Vamos agora falar sobre tudo que as pessoas nos perguntam sobre a madeira plástica, desde instalação até qual produto que perde a cor no sol.

Como Instalar a Madeira Plástica

Curiosidades

A madeira plástica é um pouco diferente da madeira natural em questões estruturais, na instalação do seu deck de madeira plástica existem algumas detalhes que você tem que seguir para que ele fique perfeito.

Se você for instalar o seu deck sozinho, peça junto o manual de instalação fornecido pela fabrica da madeira plástica que você acabou de comprar, caso não tenha manual de instalação isso é um mal sinal.

Dependendo do produto e da quantidade de plastico na formula do perfil plastico teremos algumas modificações no projeto, quanto mais plastico na composição da madeira plástica menos vão livre esta madeira vai conseguir transpor. O padrão de espaçamento entre barrotes é de 30cm, mas existem alguns materiais que conseguem transpor 40cm sem problemas.

Outro ponto muito importante é a JUNTA DE DILATAÇÃO, o plastico da madeira plástica quando exposto ao sol dilata (assim como qualquer outro elemento quando esquentado) porém o plástico dilata e retrai um pouco mais que a madeira natural, então um pequeno espaço entre as taboas deve ser deixado para que a madeira consiga se movimentar entre o pico do sol (mais quente) e o meio da noite (mais frio). Essa junta de dilatação fica entre 2mm e 5mm dependendo do material, isso tem que estar escrito no manual de instalação. Quando for instalar, verifique a temperatura que o dia está, isso é muito importante, pois se ao montar o deck ao meio dia com 30°C você deve deixar pontas das taboas mais perto uma da outra (pois a madeira já esta quente e dilatada e provavelmente não irá dilatar mais que isso) e caso você deixe o espaço entre as taboas, quando o deck esfriar esse espaço vai ser o dobro do desejado. Mas nada um montador da Allpex já não saiba!

Curiosidades

A Madeira Plástica esquenta mais ou menos que a madeira natural ?

Esse é um engano comum entre as pessoas que compram madeira plástica, pensar que ela não esquenta ao ficar diretamente exposta ao sol. A madeira plástica esquenta tanto quanto a madeira natural, dependendo da cor do perfil ela pode esquentar MAIS ou MENOS. A madeira plastica da cor branca em um dia quente pode ficar até 15°C MAIS FRIA que a madeira natural clara (pinus).